terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Exúvia





Essa exúvia me enoja –
Enoja olhar para o que um dia fui...
Enoja ver que junto a muda,
Esmorece-se meu amor.

Sim, é dele que tenho nojo,
Porque, vejam só, destruiu-me...
E vivi o ciclo desse amargor,
Que por fim, chegou a seu limite.

Ah!... Mas tudo mudou,
E mudou para muito melhor!
Porque nada que não seja para sempre
Não vale nem lágrima nem suor.

Exúvia, ex via de mão única,
Porque agora, mudou-se a direção...
Mudou-se, e com a muda, amou-se...
E bastou-se no envoltório deste amor.

E por si mesmo, não o mesmo:
Outra espécie de esplendor!...
Sobre as folhagens robustas, inescrupulosas,
Rasteja-se sutilmente sobre a dor.

E esta, mortificada,
(Amor)tecida de linho rosa
Saiu junto à exúvia,
E junto a tudo que me enoja.

E libertou-me do meu torpor,
Dessa ideia de muda em flor,
E apresentou-me a muda animalesca...
A muda animalesca do amor.

2 comentários:

  1. Hey, ao ler sua linda obra de arte me surgiu uma dúvida. O que significa exúvia? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é exúvia: É o nome do exoesqueleto quitinoso de artrópodes deixado quando realizam uma muda (ecdise).
      Espero tê-lo(a) esclarecido!
      Abraços!!

      Excluir